ZOOLOGIA

Base Legal e Objetivo.

A FCCM, por meio do Setor de Zoologia, apresenta proposta técnica para estudos de fauna em processos de licenciamento ambiental, atendendo às normas do CONAMA, IBAMA, ICMBio e legislações específicas de espécies ameaçadas e manejo de fauna.

Estante com frascos de vidro contendo insetos para pesquisa, em laboratório ou coleção científica.

Histórico e Acervo.

Criado em 1984, o Setor de Zoologia é referência em pesquisa e educação ambiental sobre fauna amazônica. Seu acervo reúne cerca de 11.900 exemplares de diferentes grupos zoológicos, fruto de doações, expedições científicas e intercâmbios institucionais.

Exposição de insetos empalhados e especímenes em uma loja ou museu, com prateleiras de madeira e armários de vidro contendo amostras preservadas.
Pessoa manipulando uma cobra em uma cozinha com bancada de pedra, usando luvas brancas, enquanto outra pessoa observa ao fundo.

Atividades Realizadas

As ações incluem levantamentos e monitoramentos da fauna, estudo de ecologia e diversidade de fauna, e elaboração de diagnósticos técnicos com mapas e análises integradas.

Metodologia Científica

Os trabalhos seguem protocolos nacionais e internacionais, com rigor na coleta, identificação e análise de dados, priorizando o bem-estar animal e a não-interferência em populações naturais. Os resultados são organizados em banco de dados digital integrado aos sistemas da contratante.

Iguana sobre folhas secas em uma exposição, com iluminação focada e fundo escuro.

Educação e Compromisso

Além da pesquisa aplicada, o setor promove educação ambiental, oficinas, exposições e formação de monitores, fortalecendo a valorização da fauna amazônica. Todos os produtos são entregues conforme critérios técnicos, incluindo relatórios, listas faunísticas, registros fotográficos e mapas.

Pessoa observando e apontando para um quadro com várias imagens de insetos e borboletas ao fundo.