Prédio com entrada acessível, rampa e corrimãos verdes, paredes verdes, janelas com grades, duas caixas de extintor, ar-condicionado externo, banner azul na parede, pessoa ao lado esquerdo e árvores ao fundo.
Homens e mulheres sentados em uma sala de reunião com computadores e papéis, uma pessoa fala com os presentes.
Crianças em uma sala de aula, sentadas em carteiras verdes, tocando flautas e prestando atenção a uma aula.
Grupo de crianças e um adulto tocando violões em uma sala de aula ou estúdio de música com janelas grandes ao fundo.
Grupo de seis pessoas posando em uma sala de escritório, com mesa, computadores e uma pintura colorida na parede ao fundo.
Crianças tocando violões em sala de aula. Menino à esquerda e menina à direita, sentados em cadeiras verdes, com mochilas atrás.

    A Escola de Música da Fundação Casa da Cultura de Marabá (também conhecida como Escola de Música Maestro Moisés Araújo) representa um pilar fundamental no processo de democratização do acesso à arte e cultura na cidade de Marabá e região. Vinculada à Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), esta escola vai muito além de um espaço de ensino musical: é um instrumento de transformação social, educacional e cultural na comunidade. A Escola oferece – ou já ofereceu – uma variedade de cursos e modalidades musicais. Um dos diferenciais da Escola é sua atuação além da sede principal. Ela possui extensões em bairros ou instituições parceiras, com o objetivo de alcançar alunos que não teriam acesso à sede central.

Imagem de fundo verde com duas fotos de grupo de pessoas em frente ao espaço "Casinha da Fundação". Na parte inferior, o texto em destaque "Casinha da Fundação".

    A Casinha da Fundação, criada em 9 de fevereiro de 2024, constitui-se como uma extensão da Fundação Casa da Cultura de Marabá, instituição fundada em 15 de novembro de 1984. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, concebida com o propósito de oferecer a crianças, adolescentes e jovens acesso a projetos sociais desenvolvidos pela Fundação.

Entre as iniciativas já implantadas, destacam-se as atividades musicais, que contemplam aulas de bateria, prática de banda, teclado, fanfarra, violão e balé, beneficiando atualmente um quantitativo de 270 alunos. Além do eixo cultural, a Casinha da Fundação dispõe de um setor psicossocial, que presta atendimento a estudantes e seus familiares, visando fortalecer os vínculos comunitários e ampliar o alcance social junto à população do bairro São Félix.

Para garantir a efetividade de suas ações, a Casinha da Fundação conta com uma equipe interdisciplinar e multidisciplinar, que atua de forma integrada na promoção da cultura, da cidadania e do desenvolvimento social.

Imagem de uma praça com atividades para jovens, incluindo uma quadra esportiva, um espaço de playground, uma pessoa tocando violão, e outras apoiando atividades culturais.

   Atualmente a praça da juventude atende 925 alunos a partir dos 5 anos até a fase adulta participam de atividades no contraturno escolar, sempre acompanhados de orientação pedagógica, lanche e, sobretudo, acolhimento. A diversidade de cursos oferecidos gratuitamente é um dos grandes diferenciais da Praça da Juventude. Entre as modalidades, destacam-se aulas de informática, capoeira, Karatê, Skate, Flauta doce, Musicalização infantil, violão, teatro, Futsal, zumba, Fanfarra, Ballet e aulas de canto coral.

   Inaugurada em abril de 2019, a Praça da Juventude nasceu como um projeto da Fundação Casa da Cultura de Marabá com a missão de transformar a realidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social na região periférica do bairro km 07. Mais do que um espaço físico, a Praça é hoje um ponto de encontro da cidadania, onde lazer, esporte, cultura e educação se unem para construir oportunidades e fortalecer vínculos comunitários.